Domingo, 15 de Julho de 2007

grupo I

Grupo I – Cães pastores e boiadeiros (exepto b. Suisso)

 
 Cães Pastores grupo I
Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os suíços):
Cães utilizados para guarda de gado -bovino, ovino ou suíno.
raças de guarda e pastoreio, variadas em termos de aparência e comportamento , mas que partilham o passado comum de guardar, proteger e auxiliar os pastores
Dividem-se em alguns subgrupos:

 

 

Cães de Pastor e Boieiros :
*raças de guarda e pastoreio , variadas em termos de aparência e comportamento, mas que partilham o passado comum de guardar, protegerem e auxiliar os pastores.
Exemplo: Pastor Alemão, Border Collie, Fila de S. Miguel, etc
*Pastoreio (de rebanhos, é claro) e guarda de propriedades.
Nunca foram propriamente utilizados como guarda de rebanhos, até porque essa função é contrária à de pastoreio.
*Não concordo que os “cães-lobo” Holandês e Checo que estejam no 1º grupo, deveriam estar no 5º


Secção 1 - Cães de Pastor
Secção 2 - Boieiros (excepto Boieiros Suiços)

clikar para ver imagemclikar para ver imagemclikar para ver imagem

http://www.devrolijkeviervoeters.org/rasgroep1.htm

  A variabilidade morfológica é imensa, ou seja existem pelos longos, pêlos curtos, a maioria teem orelhas arrebitadas mas tambem os há de orelha caída e até o caso do ovcharca de pequena orelha, o porte é médio grande na maioria mas tambem há pequenos, em suma fenótipicamente são bastante distintos e não é pelo aspecto estético que são enquadrados no grupo I. A razão principal será portanto pela sua função "pastoreio" e guarda se bem que esta última função tem duas vertentes distintas guarda do rebanho e/ou guarda da propriedade e é esta caracteristica que separa alguns cães do grupo I e do II

 

Seguem-se algumas descrições pontuais de cães deste grupo I

Pastor de Beauce "bass-rouge" meias-ruivas

O maior dos cães do primeiro grupo (cães pastores), sólido, rústico, potente e musculoso: Este é o Beauceron. Seja ele black and tan (sua cor mais conhecida) ou arlequim (cinza, preto e fogo), o Beauceron tem a mesma estrutura física. Seu peso varia de 40 a 50 kg e mede entre 63 e 70 cm. Tem pêlo bastante curto, sendo necessário apenas uma escovação mensal.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cão pastor de Flandres

Função: Pastoreio, guarda e companhia
Altura macho:
62 a 68 cm
Altura fêmea:
59 a 65 cm
Peso:
27 a 40 kg
Pelagem: Dupla, áspera, seca e opaca, comprimento médio (aproximadamente 6cm) semelhante à crina, mais curto na cabeça e quase raso nas orelhas, particularmente duro e espetado no dorso e mais curto nos membros. Apresenta barba e bigodes densos, sendo mais curto e mais duro no focinho, acentuando a expressão rude das sobrancelhas que evidenciam as arcadas superciliares, sem cobrir os olhos. Aceito nas cores fulvo ou cinza, freqüentemente tigrada ou cor de carvão, admite-se a capa preta mas não é desejada. Indesejáveis as cores desbotadas

 

 

O "Komondoro"  o cão pastor Húngaro

Distinguem-se quatro tipos:  o komondor,  o kuvasz,  o puli  e o pumi

terra terra

terra

 

Pastor de brie-Briard

O briard é um ótimo companheiro que, comenta-se retribui 100 vezes o amor que recebeu.

Cão pastor Australiano“Aussies”

                          

Cão Boeiro de Berna

Origem: Suíça

Utilização: Originariamente cão de guarda e de condução de manadas nas quintas do cantão de Berna, hoje também cão de utilidade polivalente e cão de família.

 terra terra terra

O cão de gado Transmontano

 Existem  em número considerável, cumprindo a sua função de “sempre”, desde que o homem sentiu necessidade de se proteger de um elemento natural, o lobo, que actuava negativamente sobre a actividade pastoril . Assim o Cão de Gado Transmontano, raça autóctone, disseminada por todo o Nordeste Transmontano continua, hoje em dia, a ser criado essêncialmente pelos pastores,   com vista ao desempenho das suas tarefas de protecção dos rebanhos .terra terra terra


O Rafeiro do Alentejo

Estamos perante um cão corpulento, sóbrio e de expressão calma.
de corpo robusto, lembrando muito o são bernardo.  Cabeça  assemelha-se  à de um urso. Este imponente animal é o maior entre as raças portuguesas. Trata-se de um animal de natureza agressiva e grande independência. Machos com 66 a 74cm, as fêmeas 64 a 70cm 
 peso: machos de 40 a 50 kg fêmeas de 35 45 kg.
é um excelente cão guardião nas fazendas do Alentejo, e é tabem um cão de pastoreio muito estimado.

terra terra terra

 

 

 

 http://www.alentejodigital.pt/acra  

 

 

 

Serra da Estrela

terra terra terra

terra

 

 

Cão de fila de são Muiguel

 

ligeiramente mais comprido do que alto é forte e rústico.É um Cão boieiro com altura: 48-60cm Peso: 20-35Kg tambem chamado  “Cão de Vacas”. Sendo um Cão de gado por excelência, é também um bom guarda de propriedade e de defesa pessoal. tem forte temperamento   mas é dócil para o seu dono.Muito inteligente e com grande capacidade para aprender. Na sua função de condução de gado leiteiro morde baixo com o objectivo de não ferir o úbere das vacas. A  pelagem é Curta, lisa, densa, com pelo de textura forte,ligeiramente franjado na cauda,região anal e posteriores. De côr Fulva,cinza ou amarelo com  tonalidades claro e escuro devendo ser sempre raiado/tigrado pode ter malha branca na região frontal . 

 O cão de Castro

 Estrutura corporal ágil com cabeça ligeira olhos oblíquos em forma de amêndoa,castanhos claros e  expressão simples, tem pelagem clara (cor de pinhão, ou avermelhados, cor de mogno) e com castanhos escuros na pelagem sistémica que é (preta) . As orelhas são triangulares, arredondadas na ponta, caídas e de inserção média, quando o cão está atento, a orelha volta-se para diante, ficando a face externa em posição anterior. O pêlo é grosso resistente, duro ao tacto, liso e abundante em todo o corpo, não apresenta subpêlo.
Altura nos machos é de 58 a 68 cm (com tolerância de ± 1 cm), e nas fêmeas é de 55 a 61 cm (com tolerância de ± 1 cm).
Além de tudo isto, a sua peculiar forma de ladrar, que se inicia com um tom profundo, subindo em seguida em tons graves, e terminando em agudos prolongados, é a sua maneira de dar sinal de alarme, avisando-nos de que algo não está bem. Talvez a isso deva a falsa ideia de que se trata de um cão muito perigoso, trata-se apenas de um cão que se compromete com o seu dono e que têm noção disso.É espantoso observá-lo em acção, não é apenas um extraordinário guarda  é tão bom  como cão de companhia, pela sua total dedicação ao dono e grande docilidade e efectuoso para com as crianças. Não têm problemas com outras raças, tem-nos no entanto com estranhos, onde o seu comportamento muda bruscamente, revelando o seu instinto de guarda inato.
 um texto cccl.no.sapo.pt
terra terra terraterra terra terra

O cão de Castro     

 

«... A neve vai caindo sem cessar... De quando em quando, no silêncio profundo das noites sem fim, ouve-se o uivar dos lobos, que acossados pela fome, tentam abeirar-se dos cobiçados redis. O cão serrano de Castro Laboreiro está sempre vigilante. E quando as feras se aproximam do povoado a “matilha” enfrenta-as decididamente – numa luta ferocíssima em que o lobo acaba sempre por ser  vencido ou morto...»São assim as terras até há bem poucos anos isoladas, as terras  de Castro Laboreiro.     (texto do Site Oficial do C.C.C.L. - CLUBE DO CÃO DE CASTRO LABOREIRO)

 

O pastor Belga

Este cão do tipo lupóide,  utilizado  na condução e guarda de rebanhos tem tamanho e morfologia geral aproximada à do lobo com cabeça alongada, orelhas direitas, expressão inteligente e atenta. A cauda é de porte baixo e com frequência enrolada. A coloração e textura da pelagem   é extremamente diversa, bem como o seu porte, (cerca de 50 a 55 cm). Tem uma actividade e vivacidade incomparáveis.  Devoto ao  dono é desconfiado com estranhos e tem apesar do seu tamanho,  uma enorme capacidade de ataque, rápido e de uma eficácia inegável.

O Cão de Pastor Belga, é hoje uma raça, que engloba 4 variedades. (Groenendael) (Tervueren) (Malinois) e (Laekenois) Esquecendo a pré-designação de Cão de Pastor Belga, é no entanto importante mencionar que se trata apenas de uma só raça.

  

- pêlos longos e negros(Groenendael)

- pêlos longos e fulvos,carbonados (Tervueren)

- pêlos curtos e fulvose outras côres, (cinza ou negro)-  (Malinois)  

- pêlos duros e cinza ou fulvo ou bejes- (Laekenois), 

terraterraterra

http://www.montalves.blogspot.com/

Pastor Alemão

terra

O cão de maior popularidade, estando em primeiro lugar em número de registos em diversos países, como Espanha, Itália e, claro, na Alemanha. Na Inglaterra ocupa o segundo lugar e nos Estados Unidos , Canadá e Portugal está em terceiro. O Cão de Pastor Alemão deve ser equilibrado, de nervos firmes, seguro de si mesmo, absolutamente sereno (excepto em situações de irritação ou excitantes), nobre, atento e dócil, e deve possuir espírito de luta e firmeza de carácter, para ser apto como cão de companhia, de guarda e de protecção. Originalmente, o Pastor Alemão é um cão ovelheiro que foi sendo desenvolvido para ter grande resistência física e um excelente controle nervoso a fim de poder cuidar de rebanhos de ovelhas. Mostrou tantas qualidades que do pastoreio passou a ser indicado para diversas outras tarefas. 

  •  Cães-guia de deficientes visuais.
  • Cães farejadores de drogas.
  • Cães rastreadores – usados em catástrofes naturais ou acidentes
    na busca de vítimas.
  • Cães de policiamento.
  • Cães das forças armadas.
  • Cães terapeutas – usados com menores infratores, crianças abandonadas, idosos, deficientes
    físicos e mentais e detentos.
  • Cães usados em segurança patrimonial.
  • cão de resgate .
  • cão de segurança .
  • cão de combate .
  • cão de companhia.
    Proporções importantes A altura na cruz é de 60-65 cm nos machos, e de 55-60 cm nas fêmeas. O comprimento do dorso é 10 a 17% maior que a altura na cruz.
                                            

                                             

      

 

 

Bobtail Antigo cão Pastor Inglês

 

RoughCollie

Collie Shetlandsheepdogs

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

terraterraterra 

publicado por pfmc às 20:55
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De mamaepedro a 19 de Setembro de 2007 às 17:03
Boa Tarde!

Gostaria muito que me ajudasse, tenho uma cadela que é filha de dálmata, mas desconheço o pai, no entanto, ela deve ser igual a ele, tenho uma foto no meu blog: mamaepedro.blogs.sapo.pt, se puder espreitá.la e me dizer qual será a raça do cão, agradecia muito.
Já agora, tem um blog mto interessante. Continue.

Obrigado

Cila



De Casa do Bento a 2 de Setembro de 2011 às 08:55
Excelente trabalho... parabéns


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. grupo I

. grupo II

. grupo II

. grupo III

. Anexo I da lista de raças...

. grupo IV

. grupo V

. grupo VI

. grupo VII

. grupo VIII

.arquivos

. Julho 2007

.favorito

. PEQUINÊS_Tempo de exercí...

blogs SAPO

.subscrever feeds